Tuesday, March 13, 2007

Primavera



Cá pelas Inglaterras a Primavera é sem dúvida fabulosa. Habituada como estou ás Primaveras chatas de Macau onde a única diferença é a temperatura, não posso deixar de ficar pasmada com as diferenças de estação para estação aqui na Europa. O campo aqui é como o dos desenhos animados da nossa infância, bem verde, tão verde que até o ver eu não acreditava que podiam existir tantos verdes diferentes. Não tem nada a ver com a vegetação acastanhada e rasteira de Portugal, as arvores são frondosas e os pastos perdem-se de vista ( até se vêem ovelhas e tudo). Claro que no fundo do meu coração estarão sempre os prédios altos das cidades que só são grandes em altura, mas ver a natureza com as suas cores e a sua vida é uma alternativa interessante aos grandes blocos de cimento.
Quando se vê o campo inglês durante a primavera percebe-se porque é que eles andam tanto a cavalo. Quando o sol brilha (o que não é sempre) e a temperatura está agradavelmente amena, tudo tem uma dimensão tal que é o que apetece fazer, isso ou correr e rebolar na relva. Claro que eu acabo por nunca fazer nenhum dos dois (ou não fosse eu andar sempre se sapatos altos), mas é verdade.
Um passeio com o cheiro agradável a primavera pelo campo inglês e a apercebemo-nos como o Romantismo só podia ter nascido por estas bandas.

9 comments:

makoka said...

andas toda primaveril tu!

como eu gosto da primavera, e com ela do nosso novo contracto de electricidade, os essays que tem de ser entregues daqui a 15 dias, e os exames que estão ai a chegar...hm...como eu tinha saudades da primavera!

so tens razão numa coisa, o verde é realmente qualquer coisa! dá-me vontade de ver "The Importance of Being Ernest"

Sarah Said said...

e de beber chá, se eu não detestasse chá era o que eu faria alegremente e a dizer oh dear, enquanto me lembrava dos essays, exames e etc.

Anonymous said...

o romantismo n nasceu na alemanha?

Sarah Said said...

"Romantismo surge inicialmente naquela que futuramente seria a Alemanha (tendo o movimento, inclusive, fundamental importância na unificação germânica) e na Inglaterra."

Tambem foi muito importante na Europa de Leste.

ana said...

Então primavera nhonhoca?!
Claro que o Romantismo é Inglês, Alemão também, claro...
beijinhos
Mãe

Unknown said...

Venho por este meio defender uma causa que raramente defendo, mas fui recentemente acusado de ser francês aquando de palavras anti-patrióticas contra a escrita de Fernando Pessoa que eu próprio professei - por sinal, neste mesmo blog.
Tenho a felicidade de me poder gabar de já ter estado em Inglaterra, na Escócia, na Alemanha (e daqui a nada na Irlanda também) e e de ter visto esses tais campos verdejantes e os 2384 tons diferentes de verde, as ovelhas que crescem nos pastos, ruminantes vitalícias, e os lençois místicos de nuvoeiro. Não há dúvida que só nesses países é que há disso. Ou assim pensava eu, como muita gente, que era preciso pagar 300 euros e esforçar-se durante 5 dias por falar num idioma que deve ter sido desenvolvido pelos farmaceuticos de caimbras na língua, só para apreciar toda a gama de verdes que a colecção natural tem a propôr. Mas nada disso. De Norte a Sul do país (o tão denegrido Portugal) há dessas míriades de verdes, em maior quantidade do que os que eu sei distinguir (e sei distinguir quase tantos quanto uma rapariga). Estes meses de agora são perfeitos para ver campos inteiros de flores sobre fundo verde, que parecem encomendados da Holanda directamente para o Alentejo, ou ver os penhascos negros de capote primaveril colorido na Costa Vicentina, ou mesmo ir ao Norte - ao Minho e à Galiza - e mirar as terras altas que de tons castanhos só têm o verde. Com a vantagem que, contrariamente aos campos do Bifistão, por cá come-se e paga-se em modos que respeitam os direitos humanos :P
E se no verão, estas paisagens viram mato e ardem forte, não é mais do que um reflexo de uma terra abandonada e esquecida pelos seus próprios.

El-Gee said...

Eu que ando tao encantado com a primavera de Lisboa, gosto de ver que tambem pode ser bom vivê-la noutro sítio, uma vez que as minhas proximas primaveras vao ser vividas no estrangeiro. Quem sabe ate na Asia!

Gostei de ler, fez-me lembrar fidalgos impecáveis a caçar raposas lol

bj*

Inez Dias said...

lol...Bem percebo o que nos faz tão diferentes. Tu cresceste aqui na Babilónia.

As estações são tudo. Aí existem 4 todas inteiras só para ti. Um renovar da esperança, uma mudança de cheiros e cores.
É a vida a acontecer.


Aqui na Babilónia há a estação das chuvas ácidas e do ar condicionado e a das menos chuvas ácidas, ossos gelados e ar condicionado na mesma.

Inez Dias said...

Uau a Mãe deixa comments no teu blog?
Fantástico!!Será que não sabe do meu? Sabe sim porque é a mainpage lá de casa.

Pois, se calhar gosta mais de ti.Não.Gosta mais do teu blog lol.Pois é...

E depois eu é que tenho macaquinhos no sotão...