Wednesday, May 14, 2008

Verão Aqui Na Ilha


Por cá o tempo começa a ser de verão, um verão calmo com uma certa brisa à tardinha e sol até quase às nove. Os vestidos frescos saem do armário e as raparigas inglesas passeiam-se alegremente com os seus hot-pants a mostrar as pernas já vermelhas do sol. A janela do meu quarto deixa passar os sons da rua e as cortinas cor-de-laranja reflectem a luz que finalmente faz lá fora.
A boa disposição é geral, abrem-se as esplanadas nos restaurantes, as pessoas correm à rua e nos jardins da universidade joga-se, cozinha-se e dormem-se sestas. Toda esta felicidade, subitamente trazida pelo tempo quente e reconfortante, faz-me sair de casa. De óculos escuros e vestidos de algodão lá vou eu pelas ruas a ouvir uma música qualquer. Quase sem dar por isso sento-me na minha sala de exame e começo a escrever. Ao meu lado as inglesas, já há muito no seu summer mode, tiram alegremente os chinelos, estendem as pernas nuas e começam a escrever também. Esboço um sorriso, quase de troça, e fico feliz por estar em Terras de Sua Magestade!

1 comment:

Unknown said...

Entendo a tua admiração. O que quer que te faça sair de casa é decerto digno de espanto e reverência. Mas daí a agradecer às terras de sua majestade pelo verão! As terras de sua majestade, ao ar livre, primam pelas brumas, pelo frio e pela sensação melancólica de que uma presença fraterna não nos deseja no seu solo. As chuvas, a humidade, o fedor a bolor são tons poéticos de que se aprende a gostar. Mas não são esplanadas, não são óculos miss sixty ou cenários pin-up dos anos cinquenta. As inglesas usam as mesmas 32 gramas de roupa o ano todo, o sol é fraco e o bronze é rubro, as sardinhas são fritas em banha e as esplanadas são silenciosas.
Já aqui no sul da Europa, a vida é boa e os males da economia não fazem senão reflectir o doce viver de um clima generoso e de uma pança mimada.