Wednesday, November 08, 2006

Vida de estudante e falta de ideais de esquerda!



Estava eu aqui a pensar com os meus botões, que o que me falta para ser uma estudante como deve de ser é ter ideais de esquerda. Não me levem a mal, quando eu digo ideais de esquerda poderia dizer de direita, ou mesmo anarquistas, a única diferença é que os de esquerda são muito mais fixes!
Não tenho ideais políticos, e não é por nenhuma razão especialmente profunda como quem fuma um cigarro, se veste de preto, e diz com um ar intelectual que nao tem ideais políticos porque nao acredita na política.Eu acreditar acredito e honestamente nao ponho os políticos no meu grande caixote do lixo intelectual. Mas o que me falta é a paixão da causa, o amor à camisola, a cor da bandeira. É que não se pode ter um partido e dizer, sim pois eu sou do ps mas o Sócrates fala à sopinha de massa! Não, ser de um partido é muito mais do que ser de um clube de futebol, ser de um partido é gostar do treinador ao jogador que está no banco, e eu nunca sei os nomes dos jogadores que estão nos bancos.
Não, ter um partido nao é para mim. Mas como invejo as pessoas de esquerda... A rebeldia, o ar intelectual de sufragista ou revolucionario Maoista. Mas o que eu admiro mais nos esquerdistas inveterados é o facto de ninguém lhes levar a mal o copo de champagne às 11 da manhã e o porche estacionado à porta da universidade. É como quem diz, eu fui à festa do Avante, li o Manifesto, e defendo a classe operária, por isso tenho direito ao carrinho caro e á roupinha de marca. Um tipo que se diga de direita seria logo acusado de ser reáccionario, mas o verdadeiro esquerdista tem direito a tudo até, veja-se, a ter dinheiro.
É por estas e por outras que eu precisava de ser de esquerda, pertencer ao grupo das pessoas que fumam, bebem e gastam dinheiro, como o resto dos mortais, mas pelo menos faze-lo com I-d-e-a-i-s. Sim, que isto de ser de esquerda só tem vantagens: além de se pertencer à esmagadora maioria da classe estudantil ainda se pode orgulhar de nunca se estar na moda, eu sei que parece um paradoxo, mas o melhor de tudo é que é mesmo verdade!

1 comment:

makoka said...

ora nem mais!... e se nós não estavamos mesmo a precisar do tal champagne e da roupinha...isto só para não falar do facto de ser "fashion" do contra!...muito bom =P